ULTIMAS POSTAGENS:

segunda-feira, 18 de maio de 2026

Comando Militar do Sul celebra os 218 anos do Marechal Osorio com adestramento e tradição

O presente e o futuro da Arma de Cavalaria encontraram-se com o passado heroico de seu patrono, Marechal Osorio, durante a Solenidade Nacional Alusiva ao Patrono da Arma de Cavalaria (SNAPAC) 2026, realizada em 9 de maio. O evento ocorreu no Parque Histórico Marechal Osorio, localizado em Tramandaí-RS, onde está a casa em que Manuel Luís Osorio nasceu há 218 anos. No local, também repousam seus restos mortais.

A solenidade foi presidida pelo comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, e contou com a presença de outras autoridades civis e militares, como o Comandante Militar do Sul, General de Exército Luís Cláudio de Mattos Basto.

O comandante do Exército destacou a importância histórica de Osorio para a Instituição e ressaltou o legado deixado pelo Patrono da Arma de Cavalaria, seguido até os dias atuais.

“O Marechal Osorio nos deixou um legado de honra, glória, coragem e nobreza. Que esse espírito de Osorio nos una cada vez mais. A Cavalaria é o alfa e o ômega do Exército Brasileiro. É ela que primeiro vê o inimigo e a última que sai do campo de batalha”, contextualizou o General Tomás.

ADESTRAMENTO

Em um grande esforço logístico, o Parque Histórico Marechal Osorio concentrou meios blindados e mecanizados. O adestramento, presenciado pelo público, demonstrou a operacionalidade das tropas do Comando Militar do Sul, com o emprego de uma Força-Tarefa Blindada realizando ações de reconhecimento e ataque.

Para demonstrar o poder de choque e fogo, uma seção de carros de combate composta por dois Leopard 1A5 BR, com 42 toneladas e canhão de 105 mm, demonstrou sua força no terreno. Em apoio, militares da Infantaria Blindada, embarcados na viatura blindada M113, realizaram ataques pelo flanco dos oponentes.

O blindado Guarani, projetado para a era digital e reunindo proteção balística e antiminas, sistemas integrados de comando e controle e versatilidade para diferentes tipos de missão, também demonstrou suas capacidades no terreno. A mais nova aquisição da Cavalaria, o Centauro II, com canhão de 120 mm e concebido para missões de reconhecimento e segurança, chamou a atenção do público.

As viaturas blindadas multitarefas leves Guaicurus adicionaram proteção blindada aos militares do Grupo de Exploradores. A viatura blindada de transporte de pessoal Guarani também demonstrou versatilidade e mobilidade no terreno. Reforçando o poder de fogo junto aos meios aéreos da Força, o helicóptero HA-1 Fennec, capaz de transportar foguetes, mísseis e metralhadoras, realizou demonstrações de ataque.

Segundo o comandante do Exército, a modernização dos meios de combate faz parte dos projetos de transformação da Força.

“O futuro da Cavalaria reside em plataformas novas, mais modernas e mais tecnológicas. Ele está começando com as viaturas Centauro, que representam o que temos de mais moderno em termos de Cavalaria mecanizada. Estamos estudando também a melhor plataforma para a Cavalaria e para a Infantaria Blindadas. Temos um futuro muito auspicioso para a Arma de Cavalaria e para o Exército inteiro”, afirmou o General Tomás.

SOLENIDADE


Durante a atividade, houve uma representação da vida do Marechal Manuel Luís Osorio (que nasceu na antiga Vila da Conceição do Arroio, hoje Parque Histórico que leva o seu nome), passando por combates dos quais participou, como as guerras de Independência, da Cisplatina, a Revolução Farroupilha e a Guerra do Paraguai.

O emprego da tropa hipomóvel no Exército Brasileiro e nas forças de segurança também esteve presente para homenagear o Patrono da Arma de Heróis. O carrossel militar foi executado pelos lanceiros do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, demonstrando habilidade, destreza e espírito de corpo.

Já a Brigada Militar, que também integrou a programação, realizou uma demonstração de tropas a cavalo em um cenário de controle de distúrbios da ordem pública.

Com entrada gratuita, a SNAPAC 2026 recebeu grande público, que acompanhou atentamente cada detalhe da programação. Esse foi o caso do autônomo Yury Nery, que participou da cerimônia ao lado do filho Kurt, de três anos.

“A gente já veio no ano passado, foi muito legal, aproveitamos bastante. A parte histórica é muito importante para as crianças terem contato com a história do Brasil, do Exército, ter um contato maior com os equipamentos militares. É um momento especial para nós adultos, imagina para as crianças. As apresentações são incríveis”, afirmou.


Texto: 2º Tenente Naiôn Curcino

Edição: Capitão Viviane Cardoso

Fotos: 3º Sargento Felipe Barasuol, Cabo Álvaro Mello Chaves e Soldado Luiz Gayer/CMS

 

Nenhum comentário: