ULTIMAS POSTAGENS:

sexta-feira, 22 de maio de 2026

Exército Brasileiro recebe primeiro robô nacional para neutralização de explosivos

Sistema desenvolvido pela indústria brasileira amplia a proteção da tropa e reforça capacidades operacionais em missões de alto risco

O Exército Brasileiro (EB) recebeu o primeiro robô nacional de Neutralização de Artefatos Explosivos (EOD – Explosive Ordnance Disposal), desenvolvido pela AMBIPAR ROBOTICS, empresa sediada em Jacareí, no interior de São Paulo. 

O equipamento foi destinado ao 6º Batalhão de Engenharia de Combate (6º B E Cmb) e representa um importante avanço nas capacidades tecnológicas da Força Terrestre em operações de elevada complexidade.

O sistema será utilizado no processo de certificação de tropas brasileiras voltadas à atuação em missões de paz das Nações Unidas, dentro do programa United Nations Peacekeeping Capability Readiness System (UNPCRS). A incorporação do robô amplia as capacidades relacionadas à proteção da força e à atuação em ambientes com ameaças explosivas.

A plataforma foi projetada para operações de desativação de artefatos explosivos improvisados, permitindo reduzir significativamente a exposição direta dos militares em cenários de alto risco. O emprego do sistema também aumenta a precisão e a eficiência das ações realizadas em operações EOD, especialmente em ambientes urbanos e áreas sensíveis.

Além do impacto operacional, a entrega do equipamento evidencia o avanço da Base Industrial de Defesa brasileira no desenvolvimento de soluções tecnológicas estratégicas voltadas à proteção da tropa e às demandas dos conflitos modernos. 

O projeto reforça a crescente participação da indústria nacional no fornecimento de sistemas de defesa de alta complexidade para as Forças Armadas brasileiras.

Com informações e vídeos: Comando de Operações Terrestres (COTER)

Nenhum comentário: