ULTIMAS POSTAGENS:

segunda-feira, 4 de maio de 2026

Marinha do Brasil envia navio à África para operação conjunta com forças internacionais



O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, da Marinha do Brasil, iniciou no dia 10 de abril uma missão no Atlântico Sul, partindo de Natal (RN) com 121 militares a bordo. A comissão, com duração estimada de dois meses, inclui a participação em dois dos principais exercícios navais multinacionais da região: o Obangame Express 2026 e o Guinex VI, realizados na costa ocidental africana.

A primeira escala do navio está prevista para a cidade de Douala. Ao longo da missão, o “Araguari” também deverá atracar em São Tomé, Walvis Bay, Luanda, Abidjan e Lagos, ampliando sua presença em diferentes pontos estratégicos do Golfo da Guiné.

Durante a comissão, o navio brasileiro participará de atividades operacionais no mar e em porto ao lado de forças navais de diversos países, como Portugal, Benin, Costa do Marfim, Namíbia, Angola, Camarões, Nigéria, Estados Unidos e França, além da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe. A agenda também inclui compromissos institucionais, entre eles eventos comemorativos pelos 70 anos da Marinha da Nigéria.


As operações estão inseridas em um contexto mais amplo de cooperação internacional voltada à segurança marítima no Atlântico Sul. O Golfo da Guiné é considerado uma área de grande relevância geopolítica e econômica, por concentrar rotas essenciais do comércio global, especialmente no transporte de petróleo, gás natural e outras commodities.

Apesar de sua importância estratégica, a região enfrenta desafios persistentes, como pirataria, tráfico de drogas e armas, sequestros e pesca ilegal — problemas associados a fatores como instabilidade política e limitações estruturais das marinhas locais. Nesse cenário, iniciativas conjuntas entre países tornam-se fundamentais para ampliar a vigilância e a capacidade de resposta a ameaças no ambiente marítimo.

A participação do Brasil nesses exercícios também reforça o papel da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, mecanismo que reúne 24 países da África e da América do Sul com o objetivo de promover a estabilidade, a paz e a cooperação no Atlântico Sul.

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Nenhum comentário: