O avião, um KC-390 Millennium, saiu nesta sexta-feira (26/06) da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP)
Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou nesta sexta-feira (26/06), da Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), para integrar a missão humanitária brasileira de apoio à Venezuela após os terremotos registrados na última terça-feira (23/06).
Estão sendo transportados 36 bombeiros, incluindo militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de seis cães das corporações. Ainda embarcaram quatro integrantes da Defesa Civil e quatro da ANATEL, além de cerca de 12 toneladas de material de apoio.
O mesmo KC-390 Millennium do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – havia sido empregado, por uma semana, em missão de ajuda humanitária na Bolívia e foi acionado para apoiar o outro país vizinho. O Comandante da missão, Major Aviador Anderson Dias Santiago, destacou a capacidade de pronta resposta da equipe.
“É um sentimento de orgulho muito grande e um forte senso de dever saber que estávamos engajados em uma missão na Bolívia e estamos sendo reposicionados para auxiliar, agora, na mobilização de equipes para a Venezuela. Esse é o foco do nosso trabalho: manter a prontidão e cumprir aquilo que nos foi atribuído, seja no Brasil ou em qualquer lugar onde nossa atuação seja necessária”, ressaltou o Major Santiago.
A atuação consecutiva do KC-390 Millennium em missões humanitárias na Bolívia e na Venezuela evidencia a elevada capacidade de mobilização e de resposta da Força Aérea Brasileira em cenários de emergência. Projetada para operar em diferentes ambientes, a aeronave tem sido empregada com frequência em missões de ajuda humanitária, transporte logístico e apoio à Defesa Civil, tanto no Brasil quanto no exterior.
A mobilização brasileira, coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE), integra o esforço internacional de resposta à emergência humanitária na Venezuela.
A missão contará com uma equipe de Busca e Resgate Urbano de nível pesado, composta por profissionais da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC/MIDR), militares dos Corpos de Bombeiros Militares de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, além de especialistas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Texto: Agência Força Aérea, por Cap Emília
Fotos: Cel Garcez/CECOMSAER



Nenhum comentário:
Postar um comentário